Google Lança Nova Ferramenta de IA: Whisk
A Google anunciou uma nova ferramenta de IA chamada Whisk que permite gerar imagens utilizando outras imagens como referências, ao invés de exigir longos textos descritivos.
Com o Whisk, você pode enviar imagens para sugerir o que deseja em termos de tema, cenário e estilo da sua imagem gerada por IA. Além disso, é possível enviar múltiplas imagens para cada um desses três aspectos. Se preferir, você também pode adicionar textos, mas isso não é obrigatório.
Se você não tiver imagens disponíveis, basta clicar no ícone do dado para que a Google preencha algumas sugestões de imagens (que também parecem ser geradas por IA). Ao final do processo, existe uma caixa de texto onde você pode incluir mais detalhes sobre a imagem que está procurando, embora isso também não seja obrigatório.
O Whisk vai gerar imagens e um texto para cada uma delas. Caso você curta os resultados, é possível favoritar ou baixar a imagem. Caso contrário, pode refinar a imagem inserindo mais texto na caixa de texto ou clicando na imagem para editar o prompt.
A imagem a seguir ilustra a interface da ferramenta Whisk da Google.
A Google enfatiza que o Whisk foi feito para “exploração visual rápida, não para edições pixel-perfect”. A empresa também observa que o Whisk pode “errar” em alguns casos, por isso permite a edição dos prompts utilizados.
Nos poucos minutos que utilizei a ferramenta, percebi que era divertido experimentar com as opções. As imagens levam alguns segundos para ser geradas, o que pode ser um pouco frustrante, mas todo o conteúdo gerado foi interessante para iterar.
A Google afirma que o Whisk utiliza a “última” iteração de seu modelo de geração de imagens Imagen 3, anunciado hoje. A empresa também apresentou o Veo 2, a próxima versão de seu modelo de geração de vídeos, que promete um entendimento da “linguagem única da cinematografia” e erra menos ao criar elementos adicionais, como dedos”.
O Veo 2 será inicialmente lançado no VideoFX da Google, que está disponível na lista de espera do Google Labs, e será expandido para YouTube Shorts e outros produtos no próximo ano.