Google Permite que Criadores do YouTube Autorizem Uso de Conteúdo por Empresas de Terceiros
A Google anunciou que em breve os criadores do YouTube e os detentores de direitos poderão permitir que empresas de terceiros, incluindo OpenAI, Apple e Meta, utilizem seu conteúdo para treinar modelos de inteligência artificial.
“Nos próximos dias, os criadores e detentores de direitos poderão escolher permitir que empresas de terceiros utilizem seu conteúdo para treinar modelos de IA diretamente nas Configurações do Estúdio, na seção ‘Treinamento de terceiros’”, escreveu a Google em uma postagem no blog.
“Para ser elegível para o treinamento de IA, um vídeo deve ser autorizado tanto pelo criador quanto pelos detentores de direitos aplicáveis”, completou a empresa.
Primeiro Passo para Colaboração entre Criadores e Empresas
A gigante da tecnologia afirma que vê essa atualização, que não altera os seus termos de serviço, como “um importante primeiro passo” para informar os criadores e ajudar a reconhecer um novo valor para seu conteúdo do YouTube na era da inteligência artificial.
“À medida que coletamos feedback, continuaremos a explorar recursos que facilitem novas formas de colaboração entre criadores e empresas de terceiros, incluindo opções para métodos autorizados de acesso ao conteúdo”, acrescentou a Google em sua postagem.
Assim, os criadores poderão adaptar sua estratégia e aproveitar as oportunidades que a IA oferece, ampliando ainda mais seu alcance e monetização.