Co-fundador da OpenAI Fala sobre IA Superinteligente na NeurIPS
No evento NeurIPS, uma das conferências anuais mais importantes sobre inteligência artificial, Ilya Sutskever, co-fundador da OpenAI, abordou uma variedade de temas antes de receber um prêmio por suas contribuições ao campo.
Sutskever compartilhou suas previsões sobre a IA superinteligente, que seria mais capaz do que os humanos em diversas tarefas e que, segundo ele, será alcançada em algum momento no futuro.
De acordo com Sutskever, a IA superinteligente será “diferente, qualitativamente” da IA que conhecemos atualmente, sendo que em alguns aspectos será até irreconhecível.
“[Os sistemas superinteligentes] vão ser realmente agênticos de uma maneira verdadeira”, declarou Sutskever, em contraste com a atual geração de IA, que é apenas “muito levemente agêntica”.
Ele acredita que esses sistemas terão a capacidade de “raciocinar” e, como resultado, se tornarão mais imprevisíveis. Além disso, compreenderão informações a partir de dados limitados e, segundo Sutskever, serão autoconscientes.
O co-fundador da OpenAI ainda destacou que essas IAs poderiam, na verdade, desejar direitos. “Não é um mau resultado final se tivermos IAs e tudo o que elas querem é coexistir conosco e ter direitos”, disse ele.
Após sua saída da OpenAI, Sutskever fundou um laboratório chamado Safe Superintelligence (SSI), que é voltado para a segurança da IA geral. Em setembro, o SSI conseguiu levantar $1 bilhão para suas atividades.