Microsoft testa busca inteligente no Windows
A Microsoft está testando uma nova busca com recursos de inteligência artificial no Windows 11. Essa funcionalidade foi apresentada em outubro de 2024 e, agora, está disponível para os usuários do programa Insider que estão no canal de desenvolvedores. O que há de especial nesta busca? Ela utiliza indexação semântica, permitindo que os usuários realizem buscas por arquivos locais usando uma linguagem mais casual.
Para utilizar essa nova busca, é necessário ter um PC Copilot Plus. A funcionalidade está presente em várias áreas, como as caixas de busca nas Configurações, no Explorador de Arquivos e na barra de tarefas. Uma grande vantagem é que você não precisa estar conectado à internet para que a busca funcione, graças aos chips NPU dos computadores Copilot Plus. Porém, por enquanto, essa busca inteligente se limita apenas às configurações do Windows e a arquivos nos formatos de imagem e texto como JPEG, PNG, PDF, TXT e XLS.
Como funciona e quais são os planos futuros
A Microsoft afirma que a busca só funcionará para arquivos que estão em locais que você escolheu indexar. Você pode personalizar esses locais nas opções em Configurações > Privacidade e segurança > Pesquisa no Windows, ou ativar a opção “Aprimorada” para indexar todo o seu dispositivo. A empresa revelou que a funcionalidade, em breve, será expandida para incluir dados armazenados na nuvem, como arquivos do OneDrive.
A busca com inteligência artificial será gradualmente disponibilizada para os Insiders com PCs baseados em Snapdragon, e mais tarde terá suporte para computadores Copilot Plus da Intel e AMD. Também será compatível com máquinas configuradas em chinês, inglês, francês, alemão, japonês e espanhol.
Novas ferramentas de escrita também estão a caminho
Além da busca, essa nova versão do sistema também traz ferramentas de escrita com IA, oferecidas pela funcionalidade Click to Do. Com isso, agora, ao clicar em um bloco de texto e selecionar a opção “Reescrever”, você encontrará uma nova opção chamada “Refinar”, que pode corrigir a gramática para você.
Esse tipo de avanço mostra como a Microsoft está comprometida em incorporar a inteligência artificial em suas ferramentas. Isso pode não só aumentar a eficiência do trabalho, mas também tornar a experiência do usuário muito mais fluida e agradável. O que você acha dessas novidades? Vale a pena conferir!