Elon Musk Processa OpenAI e Lança Concorrente xAI

Elon Musk pode processar a OpenAI

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Elon Musk pode processar a OpenAI

O bilionário Elon Musk está prestes a entrar em uma disputa legal contra a OpenAI, acusando a empresa, criadora do ChatGPT, de abandonar sua missão original como uma organização sem fins lucrativos. Entretanto, Josh Kushner, fundador da Thrive Capital e um dos principais investidores da OpenAI, teceu apenas elogios ao homem mais rico do mundo.

“Eu tenho uma profunda admiração e respeito por Elon”, disse Kushner na semana passada durante o Fortune Global Forum.

Não é de se surpreender a posição de Kushner. A Thrive é investidora da SpaceX, e Kushner possui laços familiares com Donald Trump, a quem Musk ajudou a eleger. Vale lembrar que Kushner é irmão do genro do presidente eleito, Jared Kushner.

Quando questionado se estava mais preocupado com seu investimento na OpenAI agora que Musk tem uma influência significativa na nova administração da Casa Branca, Kushner não perdeu a oportunidade de valorizar as intenções políticas de Musk. (Na semana anterior, Trump havia nomeado Musk para co-liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental.)

“Minha interpretação do entusiasmo de [Musk] para participar do governo é movida pelo seu desejo de agir corretamente por todos”, afirmou Kushner. “Tenho extrema confiança de que ele sempre fará o que considera adequado para todos os americanos.”

Além do processo contra a OpenAI, que Musk ajudou a fundar e no qual doou $44 milhões, ele também lançou uma concorrente chamada xAI no ano passado.

Em seu processo, Musk incluiu o CEO da OpenAI, Sam Altman, e o co-fundador Greg Brockman como réus. No entanto, Kushner preferiu não enfatizar o conflito entre os co-fundadores da empresa em seu portfólio e Musk.

“Tenho certeza de que tanto Sam quanto Greg têm profundo respeito e imensa gratidão por tudo que Elon fez não apenas pela OpenAI, mas pelo resto do mundo e pela humanidade”.

Dois dias após a entrevista de Kushner, Musk apresentou uma nova reclamação, que também nomeou a Microsoft, seu atual membro do conselho Reid Hoffman, e a ex-membro do conselho da OpenAI e atualmente vice-presidente da Microsoft Dee Templeton como novos réus.

Vale ressaltar que muitas empresas de capital de risco costumam evitar apoiar concorrentes diretos devido às suas políticas de conflito de interesse. No entanto, muitos investidores têm mostrado disposição para financiar as empresas de IA mais promissoras, se tiverem a oportunidade. Por exemplo, a Sequoia foi uma das apoiadoras iniciais da OpenAI e também investiu na xAI.

A Thrive foi o principal investidor da mais recente rodada de $ 6,5 bilhões da OpenAI, avaliando a empresa em $157 bilhões. O fundo de Kushner contribuiu com $1,3 bilhão desse capital, sendo $750 milhões do próprio fundo e $550 milhões de outros investidores através de um veículo de propósito específico, conforme reportado pelo New York Times.

Ademais, a Thrive teria uma opção de investir mais $1 bilhão na OpenAI no próximo ano, na mesma avaliação de $157 bilhões, se a empresa atingir sua meta de receita de $11,6 bilhões. No entanto, a Thrive não figura como investidora da xAI ou de qualquer concorrente direto da OpenAI, conforme seu perfil no PitchBook.

A publicamente famosa defesa de Kushner a Musk indica o quanto ele deseja manter a harmonia entre os líderes de duas de suas proeminentes empresas. Porém, as alegações de Musk não surgiram sem avisar. Fontes informaram à Reuters em outubro que a OpenAI havia solicitado a seus investidores que evitassem apoiar uma lista específica de outras empresas de IA, incluindo a xAI.

No processo atualizado, os advogados de Musk argumentam que a OpenAI está “atualmente tentando eliminar concorrentes” como a xAI, “extraindo promessas de investidores para não financiá-los”.

No mês de agosto, a Thrive levantou $5 bilhões em dois fundos: um fundo de $1 bilhão para investimentos em estágio inicial e $4 bilhões voltados para empresas em estágios mais avançados. A empresa, fundada em 2009, gerencia atualmente ativos no total de $15,5 bilhões, segundo dados do PitchBook.

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política