Google DeepMind Cria Equipe para Avanços em IA

Google DeepMind Forma Novo Time para Pesquisa em IA

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Google DeepMind Forma Novo Time para Pesquisa em IA

A Google DeepMind está montando uma nova equipe de pesquisadores em inteligência artificial (IA) para desenvolver “modelos de mundo” que podem simular ambientes físicos. O projeto será liderado por Tim Brooks, ex-coordenador do projeto Sora da OpenAI, que se juntou ao DeepMind em outubro para trabalhar na geração de vídeos e simuladores de mundo da empresa.

O que são Modelos de Mundo?

Os modelos de mundo são um desenvolvimento relativamente novo no campo da IA e podem ter várias aplicações. Eles podem ser usados para criar ambientes interativos em tempo real para jogos e filmes, além de oferecer cenários de treinamento realistas para robôs e outros sistemas de IA. Este esforço também faz parte da meta da Google para alcançar um sistema de inteligência geral artificial, ou AGI, antes de seus concorrentes.

Planos Ambiciosos da DeepMind

“A DeepMind tem planos ambiciosos para criar grandes modelos generativos que simulem o mundo”, anunciou Brooks em um post no X. Ele destacou duas vagas abertas para engenheiros e cientistas de pesquisa que ajudarão a avançar os “modelos de mundo” da IA, capazes de simular cenários do mundo real ao resolver problemas relacionados ao treinamento em “grande escala”, curando dados de treinamento e estudando como integrá-los com modelos de linguagem multimodal.

O Caminho para a Inteligência Geral Artificial

A DeepMind afirmou que “acredita que escalar o pré-treinamento em vídeo e dados multimodais é um caminho crítico para a inteligência geral artificial”. Os modelos de mundo vão impulsionar diversos domínios, como raciocínio visual e simulação, planejamento para agentes embodizados e entretenimento interativo em tempo real.

A Corrida pela AGI Está Acelerando

A corrida para ser o primeiro a declarar a AGI está esquentando, então o foco da Google não é surpreendente. O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou recentemente que a empresa descobriu como alcançar o tão almejado marco da indústria de tecnologia e que agentes de IA autônomos podem começar a se integrar de forma significativa à força de trabalho ainda este ano.

Concorrência no Setor

Existem vários concorrentes que já estão à frente do projeto de modelagem de mundo da DeepMind, incluindo a plataforma Cosmos da Nvidia, que visa avançar a IA física, o desenvolvimento de veículos autônomos e robôs; e a startup World Labs, criada por Fei-Fei Li, conhecida como a “madrinha da IA”.

Colaboração com Outros Projetos

A nova equipe da DeepMind trabalhará em conjunto com projetos de IA existentes da Google, incluindo os modelos Gemini, o gerador de vídeo Veo e o Genie– o modelo anterior da Google para simulação de ambientes 3D jogáveis em tempo real.

Para concluirmos, é interessante observar como a intensa competitividade neste setor pode moldar o futuro da inteligência artificial. O que você acha do potencial dos novos modelos de mundo da DeepMind?

Autor

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política