Google Anuncia Suporte a Ferramentas de Terceiros no Gemini Code Assist
Nesta terça-feira, o Google lançou uma novidade incrível: suporte a ferramentas de terceiros no Gemini Code Assist, seu serviço de completar código focado no mercado corporativo.
O Code Assist foi apresentado em abril, como uma reformulação de um serviço semelhante oferecido anteriormente sob a marca Duet AI. A nova ferramenta está disponível através de plug-ins para ambientes de desenvolvimento populares como VS Code e JetBrains, e utiliza os modelos de IA Gemini do Google, que permitem raciocinar e modificar grandes trechos de código.
Novidade na Experiência de Desenvolvimento
Com a adição das ferramentas, que estão lançando em uma prévia privada, o Code Assist poderá acessar dados em tempo real e informações de aplicações externas. A proposta é integrar várias tecnologias ao ambiente de codificação, minimizando potenciais distrações, afirmaram o diretor de gerenciamento de produtos do Google, Ryan Salva, e o gerente de produtos do grupo, Prithpal Bhogill.
“Esse novo recurso de ferramentas pode ajudar a eliminar a fricção da troca de contexto,” escreveram Salva e Bhogill em um post no blog. “Fazer aplicações escaláveis e seguras chegarem à produção requer mais do que apenas escrever um código excelente — os desenvolvedores precisam de soluções para produtividade, observabilidade, segurança, bases de dados e muito mais.”
Condições para Construir Ferramentas
Nem qualquer um pode criar uma ferramenta para o Code Assist. O Google está limitando o programa a parceiros do Google Cloud, pelo menos por enquanto.
“As ferramentas permitem que os desenvolvedores recuperem informações de qualquer parte de seu sistema de engenharia — o que é especialmente útil para serviços fora do ambiente de desenvolvimento,” escreveram Salva e Bhogill. “Por exemplo, você pode resumir comentários recentes de um problema no Jira, encontrar a última pessoa que fez merge em um arquivo no git, ou mostrar o issue mais recente do site ao vivo no Sentry.”
Ferramentas do GitLab, GitHub, Sentry.io, Atlassian Rovo, Snyk e até do próprio Google Docs estarão disponíveis no lançamento. Parceiros do Google Cloud que estiverem interessados em criar novas ferramentas podem entrar em contato com seus gerentes de parceiros, segundo Salva e Bhogill.
Concorrência e Destaques do Code Assist
O Code Assist é um concorrente direto do Copilot Enterprise do GitHub, que oferece extensões que funcionam de maneira muito semelhante às ferramentas do Code Assist. Contudo, o Google afirma que o Code Assist se destaca em outros aspectos, como seu suporte para bases de código que permanecem on-premises.
O Code Assist recebeu várias atualizações este ano, incluindo melhorias nas capacidades de transformação de código e o lançamento de um plano empresarial com sugestões de código personalizadas com base em repositórios de código privados.
Apesar das preocupações sobre segurança, direitos autorais e confiabilidade em torno das ferramentas de codificação assistida por IA, os desenvolvedores mostraram entusiasmo por elas, com a maioria esmagadora dos respondentes na última pesquisa do GitHub afirmando que adotaram ferramentas de IA de alguma forma. O GitHub relatou em abril que o Copilot tinha mais de 1,8 milhões de usuários pagos e mais de 50.000 clientes empresariais.