Investimentos em Empresas de IA Superam $100 Bilhões em 2024
De acordo com dados do Crunchbase, as empresas de inteligência artificial ao redor do mundo arrecadaram mais de $100 bilhões em fundos de capital de risco no ano de 2024. Esse montante representa um aumento superior a 80% em relação a 2023 e abrange quase um terço de todos os investimentos de capital de risco realizados no ano. É um valor considerável, direcionado a um número significativo de empresas de IA.
A Indústria de IA em Crescimento
A indústria de inteligência artificial cresceu tanto nos últimos dois anos que se tornou um redemoinho de empresas sobrepostas, incluindo startups que apenas utilizam IA para marketing, mas não na prática, além de startups legítimas que se destacam. Para os investidores, a tarefa de identificar aquelas startups com potencial de liderança de mercado se torna um grande desafio. Mas por onde começar?
Insights de Investidores de Capital de Risco
A TechCrunch consultou recentemente 20 investidores de capital de risco que financiam startups voltadas para empresas sobre o que diferencia uma startup de IA de suas concorrentes. Mais da metade dos entrevistados mencionou que a qualidade ou raridade dos dados proprietários é o que confere uma vantagem competitiva às startups de IA.
Paul Drews, sócio-gerente da Salesforce Ventures, ressaltou que é bastante desafiador para as startups de IA terem uma vantagem, dado o rápido ritmo de mudanças no mercado.
Ele complementou que busca startups que possuam uma combinação de dados diferenciados, inovações tecnológicas e uma experiência do usuário atraente.
A Importância dos Dados Proprietários
Jason Mendel, investidor da Battery Ventures, também destacou que as barreiras tecnológicas estão diminuindo. Ele afirmou: “Procuro empresas que tenham dados profundos e fluxos de trabalho consistentes. O acesso a dados únicos e proprietários permite que as empresas ofereçam produtos melhores do que seus concorrentes, enquanto uma experiência de usuário envolvente transforma essas empresas em sistemas centrais de engajamento e inteligência, que os clientes utilizam diariamente.”
Scott Beechuk, sócio da Norwest Venture Partners, comentou que as empresas que conseguem se concentrar em seus dados exclusivos são aquelas com maior potencial a longo prazo.
Dicas para Destaque no Mercado
Andrew Ferguson, vice-presidente da Databricks Ventures, enfatizou que ter dados ricos sobre clientes, especialmente dados que criam um ciclo de feedback em um sistema de IA, aumenta a eficácia da startup e a ajuda a se destacar.
Valeria Kogan, CEO da Fermata, uma startup que usa visão computacional para detectar pragas e doenças nas plantações, declarou que um dos motivos do crescimento da Fermata é que seu modelo é treinado com dados de clientes e dados do próprio centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Ela acrescentou que realizar todo o rotulamento de dados internamente também melhora a precisão do modelo.
Jonathan Lehr, cofundador da Work-Bench, complementou que não é apenas a posse dos dados que importa; é fundamental saber como tratá-los e otimizá-los.
Para ele, como um fundo de sementes focado, a Work-Bench direciona sua energia para oportunidades de IA vertical que atendem fluxos de trabalho específicos de negócios, exigindo profunda especialização. Ele finalizou dizendo que a IA atua como um facilitador para a aquisição de dados que, de outra forma, seriam inacessíveis ou caros.
Busca por Talentos e Integrações
Além dos dados, os investidores de capital de risco também buscam equipes de IA lideradas por talentos excepcionais, com fortes integrações com outras tecnologias e conhecimento profundo dos fluxos de trabalho dos clientes.
Essa dinâmica reflete um cenário em que o sucesso das startups de IA dependerá não apenas de tecnologia, mas da capacidade de integrar dados valiosos e inovar constantemente. Portanto, o que você acha? Será que as startups conseguirão navegar por esse terreno repleto de oportunidades e desafios?