Fim dos iPhones com Lightning na Europa
A Apple não está mais vendendo os modelos iPhone SE e iPhone 14 na Europa. Esses aparelhos eram os últimos a contar com a porta de carregamento Lightning da empresa. O motivo? A União Europeia (UE) está adotando uma solução de carga comum baseada em USB-C. Isso faz parte da Diretiva 2022/2380, que entrou em vigor hoje com o objetivo de reduzir o desperdício eletrônico e resolver a fragmentação do mercado.
Uma pesquisa rápida realizada pela Visualizer revelou que o iPhone SE, iPhone 14, iPhone 14 Plus e até o Magic Keyboard com Lightning foram retirados das lojas na Holanda, França e Alemanha. Contudo, esses dispositivos ainda estão disponíveis nos Estados Unidos e em outros países fora dos 27 estados-membros da UE. Há rumores de que um novo modelo do iPhone SE, agora com USB-C e outras melhorias como uma tela OLED, deve ser lançado em 2025.
Novas exigências para dispositivos vendidos na UE
A partir de 28 de dezembro de 2024, a Diretiva não apenas exige a presença da porta USB-C em uma ampla gama de dispositivos vendidos na UE, mas também:
- obriga que dispositivos que suportam carregamento rápido sejam compatíveis com o padrão USB PD;
- permite a venda separada de carregadores dos dispositivos;
- ajuda os consumidores a entender melhor as necessidades de energia dos dispositivos que estão adquirindo, por meio de uma rotulagem aprimorada.
Essas mudanças visam simplificar a vida do consumidor e contribuir para um futuro mais sustentável, reduzindo o número de carregadores e cabos diferentes. E você, o que acha dessa nova direção da Apple e da UE em relação ao carregamento de dispositivos?