Klarna Suspende Contratações, Mas Continua Recrutando

Klarna Suspende Contratações, Mas Não Totalmente

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Klarna Suspende Contratações, Mas Não Totalmente

O CEO da Klarna, Sebastian Siemiatkowski, recentemente afirmou em entrevista à Bloomberg TV que a empresa basicamente parou de contratar há um ano e creditou a inteligência artificial generativa por essa redução massiva de funcionários.

No entanto, apesar do otimismo de Siemiatkowski em relação à IA, a Klarna não está dependendo exclusivamente dela para substituir os trabalhadores que saem. Isso é confirmado pelas vagas abertas para novos funcionários e pelas próprias declarações da empresa.

“Paralisamos as contratações há cerca de um ano. Tínhamos 4.500 funcionários, agora somos 3.500”, disse Siemiatkowski. “Temos uma atrito natural, assim como todas as empresas de tecnologia. As pessoas ficam em média 5 anos – então 20% saem a cada ano – e, ao não contratar, estamos simplesmente diminuindo.”

O CEO da Klarna também comentou que acredita que a IA pode substituir efetivamente os trabalhadores. “Eu sou da opinião que a IA já pode realizar todas as tarefas que nós, humanos, fazemos”, disse Siemiatkowski. “Vamos oferecer alguns dos ganhos [de eficiência] que a IA proporciona, aumentando o ritmo com que os salários de nossos funcionários crescem.”

Esse tipo de comentário não é novidade para Siemiatkowski. No início de 2024, ele afirmou que o ChatGPT estava realizando o trabalho de 700 funcionários humanos. Em outra ocasião, mencionou que a Klarna estava abandonando a Salesforce como provedora de CRM e substituindo-a por IA, uma declaração que gerou ceticismo de Marc Benioff.

Recentemente, Siemiatkowski até fez uma deepfake de si mesmo para apresentar os resultados financeiros da empresa, buscando comprovar que até um CEO pode ser substituído por IA.

No entanto, na prática, mesmo com a significativa redução de seus funcionários no último ano, a Klarna não parou completamente de contratar.

Atualmente, a empresa está contratando mais de 50 vagas ao redor do mundo, de acordo com a página de empregos em seu site. Além disso, os gerentes da Klarna afirmaram que estão ativamente recrutando ou ampliando suas equipes em diversas ocasiões ao longo de 2024, como é possível observar em postagens no LinkedIn.

John Craske, responsável pela comunicação da Klarna, disse à Visualizer que os comentários de Siemiatkowski sobre contratações são verdadeiros em certas direções, mas que o CEO estava “simplificando para brevidade em uma entrevista ao vivo”.

“Historicamente, contratamos entre mil e mil e quinhentas pessoas por ano de 2019 a 2022”, informou Craske em um e-mail. “Atualmente, não estamos recrutando ativamente para expandir a força de trabalho, mas apenas preenchendo algumas funções essenciais, predominantemente na engenharia.”

Em outras palavras, nem todos os empregos podem ser substituídos por IA hoje em dia.

Embora a IA possa estar ajudando a Klarna a realizar mais trabalho com um número menor de pessoas, é importante notar que a empresa possui o mesmo número de funcionários hoje que tinha em 2021. Assim como muitas empresas de tecnologia, a Klarna contratou muito durante a pandemia. Muitas delas, incluindo Meta e Amazon, diminuíram suas forças de trabalho nos últimos anos, seja desacelerando as contratações ou promovendo demissões.

Adicionalmente, vale a pena ressaltar que a Klarna está planejando um IPO em breve. Siemiatkowski pode estar tentando convencer investidores de que sua empresa está incorporando a IA generativa de forma agressiva em seus processos, e que os benefícios já estão se mostrando.

No entanto, para a maioria das empresas atualmente, a adoção e a implementação da IA estão ocorrendo de maneira muito mais lenta.

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política