Links do YouTube: entenda a nova mudança

Links do YouTube entenda a nova mudança

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Por que os links dos vídeos do YouTube não funcionam mais?

Nos últimos meses, recebemos diversas mensagens de leitores questionando por que nossos vídeos do YouTube não têm mais o link funcional que permitia abrir o conteúdo diretamente no site ou no app do YouTube. Era uma funcionalidade que funcionava perfeitamente, e agora, não está mais disponível.

Essa situação também nos incomoda e, o pior, gera uma frustração dupla, uma vez que muitos supõem que decidimos desativar essa funcionalidade. E faz sentido pensar assim, afinal, por que o YouTube não gostaria que os usuários clicassem e fossem para seu aplicativo?

A resposta, embora direta, é complexa: dinheiro. O YouTube optou por degradar a experiência do usuário no player em embutidos que publicadores como a Vox Media utilizam. E a única forma de reverter essa situação é utilizando um player diferente, que paga menos para nós e mais para o YouTube.

Descobri isso após meses tentando desvendar o mistério dos links quebrados. Depois de muito diálogo entre as equipes da Vox Media e o YouTube, e até uma pressão em cima do CEO do YouTube, Neal Mohan, ficou claro que eles não têm intenção de mudar essa situação.

O contexto mais amplo

Assim como qualquer um, nós publicamos nossos vídeos no YouTube. Mas é importante notar que o YouTube não é igual para todos. Publicadores como a Vox Media utilizam uma ferramenta chamada YouTube Player for Publishers (PfP), que existe desde 2016. Essa ferramenta compete com os diversos players de vídeo personalizados que você encontra em muitos outros sites e possibilita aos publicadores venderem seus próprios anúncios a taxas mais altas, mantendo os conteúdos dentro do ecossistema do YouTube – uma relação vantajosa para ambos os lados.

No entanto, no início deste ano, o YouTube decidiu modificar o PfP, removendo toda a sua marca do player destinado aos publicadores. Segundo o YouTube, isso inclui o link do título que leva ao YouTube. Se os publicadores desejam ter acesso a esse link, precisam utilizar o player padrão do YouTube, renunciando assim ao controle sobre sua receita publicitária.

Isso explica por que tantos players do YouTube na web – não apenas o nosso – estão sem links funcionais, mesmo apresentando uma aparência e comportamento idênticos ao player padrão do YouTube.

Fala do porta-voz do YouTube

Mariana De Felice, porta-voz do YouTube, comentou: “Os publicadores de notícias podem optar entre o player embutido padrão do YouTube ou uma versão projetada especificamente para eles, que oferece maior controle sobre a experiência publicitária, mas remove a marca do YouTube e os links de volta ao site. Essa versão dá aos publicadores maior controle sobre os anúncios em seus vídeos, mas o YouTube não tem visibilidade sobre quais anúncios estão sendo veiculados. Para proteger nossos anunciantes e parceiros, removemos nossa marca e os links de volta ao YouTube.”

Sendo bem sincero, eu tenho reclamado sobre isso há meses — tudo funcionava perfeitamente desde 2016! Mas essa é a realidade. Nossas opções são basicamente: deixar tudo como está, ganhar menos para ver o link funcionando ou mudar para outro player no site em protesto, o que também não teria um link de volta ao YouTube, mas ao menos daria a impressão de competição de mercado entre players de vídeo.

No fim das contas, nosso lado comercial tomará a decisão, mas essa é a razão pela qual o link está quebrado — um pequeno exemplo do moderno cenário da internet que revela uma história muito maior sobre como tudo funciona hoje.

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política