Meta Anuncia Novo Projeto de Cabo Submarino para Aumentar Conectividade Global
A Meta, empresa-mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp, é a segunda maior criadora de tráfego de internet no mundo. Suas plataformas — que têm bilhões de usuários — representam 10% de todo o tráfego fixo e 22% de todo o tráfego móvel global. Os investimentos da Meta em inteligência artificial prometem impulsionar ainda mais esse uso. Por isso, para garantir uma infraestrutura confiável para suportar seus negócios, a Meta decidiu assumir o controle de sua própria infraestrutura.
Fontes próximas à companhia confirmaram ao TechCrunch que a Meta planeja construir um novo cabo submarino de fibra óptica, que se estenderá pelo mundo — um projeto ambicioso com mais de 40.000 quilômetros e que pode superar os $10 bilhões em investimentos. O mais significativo é que a Meta será a única proprietária e usuária deste cabo submarino, um marco para a empresa em suas iniciativas de infraestrutura.
“Esta é uma grande oportunidade para a Meta expandir sua capacidade de infraestrutura globalmente”, destacou Sunil Tagare, especialista em cabos submarinos.
Tagare foi o primeiro a divulgar os planos da Meta em outubro e observou que a meta inicial é de começar o projeto com um orçamento de $2 bilhões, mas que esse valor pode aumentar à medida que a construção avança.
Embora o projeto tenha sido confirmado, fontes destacam que ainda está em estágios iniciais. Os planos foram elaborados, mas os ativos físicos ainda não estão definidos. A expectativa é que a Meta divulgue mais detalhes publicamente no início de 2025, incluindo a rota planejada, a capacidade e as razões para a construção do cabo.
A construção desse projeto exigirá tempo, já que o número de empresas capazes de montar essa infraestrutura é limitado, e muitas já atendem clientes grandes, como o Google.
O analista Ranulf Scarborough mencionou:
“Atualmente há uma competição acirrada por navios para instalação de cabos. Eles são caros e estão com a agenda cheia por vários anos. Encontrar recursos disponíveis rapidamente é um desafio.”
Rota do Cabo e Implicações Futuras
Quando concluído, o cabo proporcionará à Meta um canal exclusivo para o tráfego de dados em todo o mundo. As informações indicam que a rota prevista do cabo ligará a costa leste dos EUA à Índia, passando pela África do Sul e retornando à costa oeste americana, criando um formato de “W” ao redor do globo.
A obra será supervisionada por Santosh Janardhan, chefe de infraestrutura global da Meta. A empresa tem equipes ao redor do mundo dedicadas a planejar sua infraestrutura, contando com profissionais significativos da indústria para esse projeto, que será concebido a partir da sua operação na África do Sul.
A Mudança de Cenários no Mercado de Cabos Submarinos
Cabo de fibra óptica submarino faz parte da infraestrutura de comunicações há mais de 40 anos. O que torna esse projeto significativo é quem está investindo e possuindo essa estrutura, uma mudança de consórcios compostos por operadores de telecomunicações para a entrada de grandes empresas de tecnologia. A Meta, que já detém participação em 16 redes existentes, como o cabo 2Africa, que circunda o continente africano, agora irá avançar para um projeto totalmente sob sua propriedade.
Razões para o Investimento da Meta
Os motivos para a construção de cabos submarinos por gigantes da tecnologia, como a Meta, são claros:
- Propriedade total da rota e do cabo, garantindo suporte a sua própria infraestrutura.
- Aumentar a qualidade do serviço em regiões onde a Meta obteve maior fatia de lucros fora da América do Norte.
- Minimizar riscos geopolíticos e evitar tensões ao definir rotas estratégicas.
Além disso, a Meta pode estar se preparando para impulsionar sua capacidade de infraestrutura em áreas emergentes, como a Índia, onde há grande potencial de crescimento no uso de suas plataformas por conta de uma base de usuários crescente e engajada.
As fontes destacam que ainda é cedo para afirmar se a inteligência artificial é um componente essencial desse projeto, mas a possibilidade de integrar tal infraestrutura a programas de treinamento de IA na Índia faz parte das considerações da empresa.
A Meta não comentou oficialmente sobre o projeto até o momento.