Meta doa US$ 1 milhão para fundo de inauguração de Donald Trump
De acordo com o The Wall Street Journal, a Meta fez uma doação de US$ 1 milhão para o fundo de inauguração do presidente eleito Donald Trump.
Relatos indicam que a equipe de Zuckerberg informou ao comitê inaugural de Trump sobre a doação planejada antes de um jantar entre Zuckerberg e Trump no Mar-a-Lago, em novembro.
Antes do jantar, Zuckerberg exibiu os óculos inteligentes da Meta, feitos em parceria com a Ray-Ban, e presenteou Trump com um par, segundo o Jornal. Além disso, os conselheiros de Zuckerberg também se reuniram com oficiais da futura administração da Casa Branca, incluindo Susie Wiles, a nova chefe de gabinete.
Uma mudança de postura
A doação representa uma mudança significativa para Zuckerberg, que até recentemente evitava se envolver na política. Zuckerberg ligou para Trump para parabenizá-lo pela vitória eleitoral, mas não fez uma declaração pública de apoio a nenhum candidato nas eleições de 2020. Como os porta-vozes da Meta têm enfatizado, ele também não apoiou ninguém em 2024, apesar das alegações de Trump de que Zuckerberg o teria chamado para afirmar que não havia como votar em um democrata após a tentativa de assassinato em um comício na Pensilvânia.
Zuckerberg também descreveu a reação de Trump ao tiroteio como “badass”. Apesar disso, ele tem feito aproximações cada vez menos sutis a Trump, que ao longo dos anos ameaçou o fundador do Facebook.
Um relacionamento em transformação
O jantar e a doação são sinais de que o relacionamento entre Zuckerberg e Trump, que sempre foi conturbado, pode estar começando a se suavizar. Trump tem uma pendência com Zuckerberg desde que o Facebook proibiu sua conta após os tumultos de 6 de janeiro. Em um determinado momento, Trump chegou a afirmar que Zuckerberg deveria ser preso devido à suposta interferência do Facebook nas eleições de 2020.