Meta Troca Verificadores de Fato por Notas Comunitárias

Meta Troca Verificadores de Fato por Notas Comunitárias

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Meta Substitui Verificadores de Fato por Notas Comunitárias

Na última semana, a Meta anunciou que deixará de contar com verificadores de fatos para adotar um sistema semelhante ao Community Notes do X. O “vazador” autodenominado Alessandro Paluzzi compartilhou, nesta segunda-feira, capturas de tela mostrando como essa nova funcionalidade poderá se parecer no Threads.

Como Funcionará o Community Notes

Com base nas imagens divulgadas, parece que você poderá iniciar o processo de escrever uma Nota Comunitária a partir do menu de três pontinhos em uma publicação. Esse é o mesmo local onde já é possível acessar recursos como silenciar uma conta ou denunciar uma postagem. Uma das capturas de tela também indica que, ao escrever uma Nota Comunitária, sua identidade permanecerá anônima.

Página de Ajuda e Lista de Espera

Uma terceira captura de tela parece mostrar uma página do centro de ajuda do Instagram, dedicada às Notas Comunitárias, com um botão para se inscrever em uma lista de espera para o programa. No entanto, o layout dessa página parece diferente dos outros centros de ajuda disponíveis atualmente.

A Meta não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o assunto.

Planos Futuros e Alterações de Conteúdo

Conforme divulgado na semana passada, a Meta pretende “introduzir as Notas Comunitárias nos Estados Unidos nos próximos meses” e, em seguida, “melhorar o recurso ao longo do ano”. Entretanto, ainda não foi especificado quando exatamente essa funcionalidade estará disponível no Threads. Meu colega Alex Heath reportou no domingo que as Notas Comunitárias “não estavam no planejamento de produtos até esta semana”.

Além da transição para as Notas Comunitárias, a Meta também mencionou que está eliminando “um número de restrições” sobre temas como imigração e gênero, e está reintegrando “conteúdos civis” ao Facebook, Instagram e Threads. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, publicou hoje um vídeo mostrando como ajustar a quantidade de conteúdo político que você vê no Threads.

Comentários Finais

Essa mudança de estratégia da Meta é, sem dúvida, um movimento ousado e que pode impactar bastante como as informações são compartilhadas nas plataformas da empresa. Ao mesmo tempo, a introdução de um sistema de notas anônimas pode gerar tanto contribuições valiosas quanto a propagação de desinformação. Será interessante acompanhar o desenvolvimento dessa novidade e o que isso significa para o ecossistema de informação online.

Autor

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Games
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política