Microsoft Elimina Interface Falsa do Google no Bing
A Microsoft decidiu eliminar silenciosamente uma interface do Google falsificada que usava para enganar os usuários do Bing. No início deste mês, ao pesquisar por “Google” no Bing, os usuários eram levados a uma página que parecia muito com a do Google. A interface incluía uma barra de pesquisa especial, uma imagem que lembrava um Google Doodle e até um texto pequeno abaixo da barra de pesquisa, imitando o formato da busca do Google.
Recentemente, essa interface enganosa deixou de ser exibida nos resultados de busca do Bing, poucos dias após ser descoberta por usuários no Reddit. A Microsoft tinha criado essa interface para rolar automaticamente a página para baixo, ocultando a barra de busca do Bing que aparecia no topo dos resultados. Era uma tentativa clara de fazer os usuários acreditarem que estavam usando o Google.
A Microsoft não comentou sobre sua interface falsa, mas o Google não hesitou em se posicionar. Parisa Tabriz, chefe do Google Chrome, declarou em uma postagem no X: “Imitação é a forma mais sincera de elogio, mas a Microsoft falsificando a página inicial do Google é apenas mais uma tática na sua longa história de confusão para os usuários e limitação de escolha. É um novo ano e uma nova baixaria da Microsoft.”
A Microsoft costuma adotar diversas estratégias para convencer as pessoas a manterem o Bing e o Microsoft Edge como padrões no Windows. Já tentaram modificar sites de download do Chrome e usaram pop-ups semelhantes a malware para desestimular o uso do Google. Além disso, a empresa teve que rever ações que causavam comportamento indesejado nos anúncios pop-up dentro do Google Chrome.
Considerações Finais
Essa tentativa da Microsoft levanta questões sobre a ética no uso de interfaces e como as empresas competem no disputado mercado de navegadores e motores de busca. A transparência e o respeito ao usuário devem sempre prevalecer. Você acha que a Microsoft deveria ter adotado uma abordagem mais honesta em sua estratégia?