Apple irá aprimorar notificações com resumos feitos por IA
Recentemente, a BBC informou que a Apple mudará a forma como os iPhones e outros dispositivos exibem as notificações resumidas por sua tecnologia de Inteligência Artificial. A mudança visa deixar mais claro para os usuários quando a IA ajustou as palavras apresentadas. Essa alteração surge após um episódio ocorrido em dezembro, quando a nova funcionalidade, ainda em fase de testes no Reino Unido, gerou controvérsia.
Durante o seu uso, o recurso reescreveu uma manchete sobre um suspeito de tiroteio da UnitedHealthcare, sugerindo de forma errada que a BBC havia noticiado que Luigi Mangione havia se suicidado. Desde então, segundo a BBC, os resumos feitos pela Apple fizeram confusões, como declarar o vencedor do PDC World Darts Championship antes do evento começar e afirmar incorretamente que Rafael Nadal havia se revelado gay. A BBC comentou que “esses resumos de IA da Apple não refletem – e em alguns casos, contradizem completamente – o conteúdo original da BBC”.
A Apple, em um comunicado à BBC, afirmou que “uma atualização de software nas próximas semanas esclarecerá ainda mais quando o texto exibido é um resumo fornecido pela Apple Intelligence”.
Desafios e opções para usuários
Embora a tecnologia de resumos de IA da Apple tenha proporcionado momentos engraçados, também resultou em falhas chocantes, como interpretar uma mensagem de texto dizendo “aquela trilha quase me matou” como “tentativa de suicídio”.
A Apple destacou que a recepção desses resumos é opcional. Para aqueles que desejam desativar o recurso, basta acessar Configurações > Notificações > Resumir Notificações e ajustar as preferências.
Essas mudanças são um passo importante para melhorar a experiência do usuário, especialmente em um momento em que a confiança nas informações geradas por IA é crucial.