Nvidia conclui aquisição da startup israelense Run:ai
A Nvidia finalizou a compra da Run:ai, uma startup de Israel que auxilia na gestão e otimização da infraestrutura de hardware para inteligência artificial.
Com a fusão, a Run:ai anunciou que seu software, atualmente compatível apenas com produtos da Nvidia, será disponibilizado como código aberto. Isso significa que concorrentes da Nvidia, como AMD e Intel, poderão adaptar o software para suas próprias soluções de hardware.
“Estamos ansiosos para construir sobre as conquistas que obtivemos até agora, expandir nossa equipe talentosa e aumentar nosso alcance de produto e mercado”, afirmou a Run:ai em comunicado à Bloomberg. “Tornar o software de código aberto permitirá que ele seja utilizado em todo o ecossistema de IA.”
A Nvidia anunciou sua intenção de adquirir a Run:ai em abril. Naquele momento, fontes contaram ao TechCrunch que o valor da transação seria de 700 milhões de dólares. Contudo, o acordo enfrentou obstáculos regulatórios. A Comissão Europeia e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos iniciaram investigações separadas para avaliar se a aquisição da Nvidia poderia prejudicar a concorrência.
Em dezembro, a Comissão Europeia deu seu aval ao negócio.
Reflexões finais
Essa aquisição é um movimento estratégico da Nvidia para fortalecer sua posição no mercado de IA. Ao abrir o código do software da Run:ai, a empresa não só amplia suas possibilidades de desenvolvimento, como também fomenta um ambiente colaborativo entre diferentes players do setor. Isso pode ser visto como uma vitória para a comunidade de tecnologia como um todo, promovendo inovação e competição.