Nvidia Avança com Personagens Autônomos nos Jogos

Nvidia Avança com Personagens Autônomos nos Jogos

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Nvidia Avança com Personagens Autônomos em Jogos

A Nvidia passou os últimos dois anos exibindo seus personagens digitais “ACE”, que conseguem ter conversas realistas com os jogadores através de inteligência artificial generativa. Porém, na CES 2025, a empresa deu um passo além ao apresentar como esses personagens podem ser “personagens autônomos de jogo”. Em breve, os jogadores poderão contar com um companheiro para ajudá-los a conquistar aquela tão desejada vitória no PUBG.

Como Funcionam os Personagens ACE

A Nvidia afirma que os personagens ACE são capazes de “perceber, planejar e agir como jogadores humanos”, de acordo com um post no blog da empresa. Esses personagens utilizam inteligência artificial generativa para criar mundos de jogo dinâmicos e interativos, onde os companheiros compreendem e apoiam os objetivos dos jogadores, enquanto os inimigos se adaptam às táticas usadas.

Esses personagens são alimentados por pequenos modelos de linguagem (SLMs) que conseguem planejar em frequências semelhantes às humanas, tornando as decisões mais realistas. Existem também SLMs multissensoriais que capacitam os personagens de IA a ouvir sons e perceber seu ambiente.

Novidades no PUBG e Outros Jogos

No PUBG, você vai poder formar equipe com o “Ally”, conhecido como o “primeiro Personagem Co-Playável (CPC) do mundo”. Esse aliado será capaz de comunicar-se usando o jargão do jogo, fornecer recomendações estratégicas em tempo real, encontrar e compartilhar itens, dirigir veículos e enfrentar outros jogadores usando a ampla gama de armas disponíveis no jogo.

Basicamente, é como ter um parceiro de IA com quem você pode conversar normalmente, que deve ser tão habilidoso quanto um humano. Em um vídeo, é possível ver o Ally realmente ajudando um jogador a encontrar itens específicos, trazendo um veículo e tentando flanquear adversários. Contudo, o vídeo está bastante editado e não é ao vivo, o que me deixa um pouco cético quanto ao desempenho real do Ally.

Expansão dos Personagens ACE para Outros Títulos

Os personagens criados com a tecnologia ACE chegarão a outros jogos também. O Naraka: Bladepoint na versão para PC receberá um recurso de “teammate de AI de inferência local” em março de 2025, enquanto essa funcionalidade também será implementada na versão de PC mais tarde, no mesmo ano. Os “Teammates de AI” da NVIDIA ACE poderão unir-se ao seu time, lutando ao seu lado, encontrando itens específicos, trocando equipamentos e sugerindo habilidades a desbloquear.

Um jogo de simulação de vida desenvolvido pela Krafton chamado inZOI também contará com CPCs chamados “Smart Zoi”. A Nvidia menciona que os personagens ACE também poderão ser chefes em confrontos, como será usado nos encontros de chefes em MIR5, da Wemade Next.

Considerações Finais

Essas inovações da Nvidia parecem promissoras e podem transformar a maneira como jogamos. A ideia de ter um aliado de IA que não apenas entende o jogo, mas também interage de forma natural pode criar experiências muito mais imersivas. Será que esses personagens vão realmente cumprir o que prometem? Somente o tempo dirá!

Autor

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política