OpenAI Considera Entrar no Mercado de Publicidade
A OpenAI está cogitando uma nova empreitada no mercado de publicidade, conforme reportado pelo Financial Times. A CFO Sarah Friar declarou ao jornal que a empresa está avaliando um modelo de negócios baseado em anúncios, com a intenção de ser “cuidadosa” em relação ao momento e ao local em que os anúncios aparecem.
Em uma declaração posterior, Friar enfatizou que a OpenAI “não tem planos ativos para seguir na publicidade”, mas a ideia já está sobre a mesa. O artigo do FT destacou uma recente contratação de alto perfil: Shivakumar Venkataraman, ex-Google.
Atualmente, a fabricante do ChatGPT depende de assinaturas para financiar o desenvolvimento de suas ferramentas de IA generativa. No entanto, o custo de criação e manutenção desses modelos é absurdamente alto, e há apenas um número limitado de bilhões de dólares que os investidores podem estar dispostos a investir.
Ainda assim, essa possibilidade parece desconfortável para o fundador da OpenAI, Sam Altman. Em uma conversa aberta na Harvard Business School, quando questionado se a empresa poderia adotar anúncios para ampliar as opções de acesso, ele afirmou que isso seria um “último recurso … Não estou dizendo que a OpenAI nunca consideraria anúncios, mas eu não gosto deles de forma geral, e acho que a combinação de anúncios e IA é, de certa forma, singularmente desconcertante para mim.”