Crescimento do Padrão Matter para Casas Inteligentes
Dois anos após seu lançamento, o Matter – o padrão de casa inteligente desenvolvido por Apple, Google, Amazon e Samsung – finalmente começa a ganhar força.
O Matter é uma linguagem comum para a sua casa inteligente, projetada para simplificar a compra, configuração e uso de dispositivos conectados. Com o Matter, você não precisa se preocupar se a fechadura inteligente vai funcionar com seu telefone ou se aquela lâmpada inteligente é compatível com seu alto-falante inteligente. Se um dispositivo funciona com o Matter, ele deve operar em qualquer plataforma ou dispositivo habilitado para Matter.
Neste artigo, você vai encontrar uma lista de todos os produtos compatíveis com Matter que você pode comprar atualmente, juntamente com detalhes de como eles funcionarão em sua casa inteligente. Também teremos informações sobre as plataformas de casa inteligente que apoiam o Matter e o que você precisa para começar a usá-las. Manteremos essa lista atualizada à medida que novas informações forem divulgadas.
O QUE É O MATTER?
Se você não está familiarizado com o que é o Matter, confira o meu artigo mais detalhado: “O Plano do Matter para Salvar a Casa Inteligente”. Aqui está um resumo rápido:
O Matter é um novo padrão criado pelos principais atores da indústria de casas inteligentes, incluindo Amazon, Apple, Google e Samsung. Ele está sendo desenvolvido e apoiado por essas empresas, junto a centenas de outras. Um protocolo de conectividade aberto que permite comunicações mais fáceis, seguras e confiáveis entre dispositivos IoT. O Matter permite que os fabricantes construam conforme um padrão, mas ainda trabalhem dentro de qualquer ecossistema.
Em outras palavras, se um gadget inteligente funciona com o Matter, ele pode ser usado com qualquer plataforma compatível, incluindo Amazon Alexa, Apple Home ou Google Home. Ele pode também ser conectado a mais de uma plataforma e controlado simultaneamente, utilizando dispositivos iOS ou Android ou seu assistente de voz preferido.
ESTADO ATUAL DO MATTER
Após o lançamento da versão mais recente da especificação (1.3) em maio de 2024, o Matter agora suporta a maioria dos tipos de dispositivos que você pode querer usar em sua casa inteligente, embora com algumas exceções notáveis. O gerenciamento de energia – uma razão convincente para conectar seus dispositivos se você deseja reduzir o consumo de energia e economizar dinheiro – também faz parte do padrão agora. Pode demorar um pouco até que vejamos uma implementação mais ampla, mas é um passo importante para o Matter.
No entanto, só porque você construiu não significa que eles virão. O Matter fornece os blocos de construção para uma casa mais inteligente, mas até agosto de 2024, apenas um punhado de fabricantes adicionou suporte ao padrão em seus dispositivos. Além disso, enquanto todas as plataformas principais suportam alguns tipos de dispositivos, nenhuma suporta todos.
O Matter ainda não suporta câmeras ou sistemas de segurança para a casa, e enquanto a gestão de energia será uma grande adição quando implementada, aquecedores de água e bombas de calor – importantes para controlar o uso de energia – ainda não fazem parte do padrão.
Isso significa que o Matter ainda não está pronto para ser o principal meio de conectar todos os seus dispositivos em sua casa inteligente e ainda tem um longo caminho pela frente antes de estar pronto para o mainstream. Mas se você está ansioso para começar e ver alguns dos benefícios prometidos em sua própria casa inteligente – como controle local, segurança aprimorada dos dispositivos e possibilidade de controlar seus gadgets com qualquer plataforma de casa inteligente que você desejar – continue lendo para tudo que você precisa saber sobre o que funciona com o Matter hoje.
TIPOS DE DISPOSITIVOS SUPORTADOS PELO MATTER
A partir de agosto de 2024, o padrão Matter suporta os seguintes tipos de dispositivos:
DISPOSITIVOS IMPLEMENTADOS:
- Purificadores de ar
- Sensor de qualidade do ar
- Persianas e cortinas
- Ponte (para conectar outros protocolos, como Zigbee)
- Fechaduras de portas
- Ventiladores
- Lâmpadas e interruptores de luz (incluindo botões inteligentes)
- Tomadas e plugues
- Robôs aspiradores
- Condicionadores de ar de janela
- Sensores de segurança (movimento, contato)
- Televisores e dispositivos de mídia
- Termostatos e outros controladores de HVAC
DISPOSITIVOS ANUNCIADOS:
- Geladeiras e Freezers
- Máquinas de lavar
- Dispositivos de gerenciamento de água – detectores de vazamento e gelo, sensores de chuva
- Alarmes de fumaça e CO
- Micro-ondas
- Secadoras
- Máquinas de lavar louça
- Equipamento para abastecimento de veículos elétricos
O Matter suporta funções básicas para a maioria dos tipos de dispositivos, o que significa que, não importa se você usa um gadget na Apple Home ou na Amazon Alexa, você terá os mesmos controles. As plataformas de casa inteligente podem adicionar recursos ao Matter, e você pode precisar usar o aplicativo do fabricante para recursos não suportados pelo Matter, como definição de cenas de iluminação dinâmica para luzes inteligentes e mapeamento para robôs aspiradores.
DISPOSITIVOS DE CASA INTELIGENTE QUE FUNCIONAM COM O MATTER
Produtos compatíveis com o Matter podem ser identificados pelo logotipo do Matter na embalagem e um código QR do Matter no próprio dispositivo. A exceção são os dispositivos existentes que foram atualizados para Matter através de atualizações de firmware over-the-air e dispositivos que podem ser adicionados ao Matter através de uma ponte proprietária (como as luzes Philips Hue).
Para usar dispositivos Matter, você precisará de um controlador Matter e de uma plataforma de casa inteligente que suporte o Matter. Temos detalhes sobre controladores no final deste artigo; você pode ler sobre as plataformas que suportam o Matter aqui.
Agora, vamos entrar nas novidades dos gadgets. Aqui estão todos os produtos que atualmente suportam o Matter.