Notificações da Apple Intelligence geram polêmica com erro em um título da BBC
Recentemente, a nova funcionalidade de Apple Intelligence para resumos de notificações está causando indignação na BBC, especialmente agora que o recurso foi lançado no Reino Unido. A emissora não está achando a situação tão engraçada, depois que uma notificação resumida distorceu um título sobre um suspeito de tiroteio da UnitedHealthcare, sugerindo falsamente que a rede informou que Luigi Mangione teria tirado a própria vida.
Um porta-voz da BBC mencionou em um relatório que a emissora entrou em contato com a Apple “para levantar essa preocupação e corrigir o problema”.
A notificação resumida dizia: “Luigi Mangione atira em si mesmo; mãe síria espera que Assad pague o preço; polícia da Coreia do Sul invade o escritório de Yoon Suk Yeol”.
Apenas a primeira parte da notificação estava incorreta. O resumo faz referências corretas a duas outras notícias: uma sobre Bashar Al-Assad e outra sobre a invasão ao escritório do presidente da Coreia do Sul. A reportagem da BBC não especificou o texto original da notificação ou a qual artigo ela se referia, conforme destacou o 9to5Mac.
Outros erros das notificações resumidas
Outros exemplos de como a Apple Intelligence falhou em suas sínteses incluem transformações absurdas como “aquele passeio quase me matou” que virou “tentativa de suicídio”, ou uma câmera Ring que parecia reportar que pessoas estavam cercando a casa de alguém.
Caso você esteja recebendo notificações demais no seu iPhone que não fazem sentido, você pode mudar a lista de aplicativos que o iPhone usa para resumir as notificações da Apple Intelligence. Basta ir em Configurações > Notificações > Resumir Notificações, ou até mesmo optar por desligar o recurso completamente.
Esse incidente levanta a questão sobre a eficácia da inteligência artificial na curadoria de informações sensíveis e a importância da precisão na comunicação em tempos onde cada palavra conta.