Intel Apresenta Protótipos Inovadores na CES 2025
Na CES 2025, a Intel abriu as portas do seu espaço privado conhecido como “Innovation Showcase”. E o que pudemos ver lá? Protótipos de laptops da próxima geração e até mesmo enormes PCs portáteis com estereoscopia 3D. Foi uma verdadeira imersão no futuro da tecnologia!
Aproveitando a visita, avistei um dispositivo portátil metálico em uma mesa. Algo parecia estranho: sua tela não parecia estar completamente fixa. Quando levantei, ela se desprendeu com facilidade.
Esse portátil parecia leve demais para ser um verdadeiro tablet. Ao virar o aparelho, notei três conectores na parte inferior. Logo acima, em uma prateleira, havia um laptop com um pedaço de plástico que parecia encaixar perfeitamente na parte de trás do dispositivo que acabei de levantar.
Um minuto depois, fui informado por Colin Helms, evangelista de jogos da Intel, que eu estava olhando para um protótipo de PC modular. Esse módulo abriga um computador Intel Lunar Lake, essencialmente toda a parte central de um PC. É uma espécie de reinterpretação da ideia do Compute Card da Intel, que havia sido abandonada anteriormente.
A proposta do sistema modular, chamado de “AI8A”, é criada pela Quanta, uma empresa cujos produtos são normalmente fabricados sob outras marcas. Para quem não sabe, a Quanta é um ODM, ou seja, um fabricante de design original.
O módulo que contém o computador pode ser usado em outros dispositivos, incluindo um desktop tudo-em-um que não estava exposto. E assim como no conceito anterior, a ideia é que você possa atualizar seu computador apenas trocando o módulo.
Esse laptop modular vem recheado de recursos conceituais, muitos dos quais ainda não foram totalmente explorados pela equipe da Intel. Por exemplo, ele conta com uma dobradiça motorizada, permitindo abrir e fechar a tela ao comando. Além disso, ele se propõe a oferecer rastreamento ocular, permitindo mover janelas na tela simplesmente com o olhar.
O laptop também integra um mouse em um anel que pode ser usado na mão. E, detalhe: há um carregador sem fio com tecnologia Qi na área do descanso da palma, com luzes indicativas da carga restante da bateria.
Infelizmente, não consegui testar os dispositivos, nem descobrir o que realmente significa “AI8A” — tinha achado que era “Aiba” até olhar melhor minhas fotos. Também não foi possível trocar o módulo entre os dispositivos, já que aparentemente ele não contém bateria.
Mais uma vez, estamos diante de um conceito incrível de computação: é improvável que essa proposta chegue ao mercado, mesmo em uma forma menos futurística. No entanto, já começamos a notar avanços reais em modularidade no espaço de laptops desde o fim do Compute Card da Intel. Por exemplo, a Framework recentemente celebrou seu quinto aniversário e a Dell apresentou uma nova porta USB-C modular e reparável na CES.
O futuro dos computadores modulares parece promissor, mas será que isso se tornará realidade em curto prazo?
Fotos de Sean Hollister / Visualizer