Sony Lança o Headset Xyn para Realidade Estendida
A Sony está trazendo ao mercado o Xyn (pronunciado como zin), um headset voltado para a realidade estendida, que permitirá a criação de objetos 3D voltados para filmes, animação e jogos. Esse dispositivo foi apresentado pela primeira vez na CES do ano passado.
O Xyn contará com displays OLED 4K, suporte a vídeo passthrough e será compatível com softwares de design, modelagem e produção de terceiros.
De acordo com um vídeo compartilhado pela Sony, parece que os usuários poderão levantar o headset quando não estiverem utilizando. No entanto, ele não vem acompanhado do anel e ponteiro que a empresa mostrou no ano passado.
Xyn Motion Studio e Outro Lançamento
Além do headset, a Sony também anunciou o Xyn Motion Studio, um aplicativo para Windows que suporta até 12 sensores Mocopi, um sistema de rastreamento de movimento sem fio que V-Tubers e outros criadores frequentemente utilizam para controlar avatares virtuais. Esse software permitirá a edição de movimentos, como recortar, mesclar e ajustar o tempo e a posição das animações.
Ainda foi apresentado um protótipo de uma solução de captura espacial, que tem como objetivo transformar imagens de objetos e espaços reais em ativos 3D gerados por computador com qualidade fotográfica, utilizando um algoritmo desenvolvido pela Sony.
Um ano após o lançamento do teaser inicial, ainda faltam informações específicas sobre as funcionalidades do headset, além da visualização e interação com objetos 3D.
A Sony planeja lançar o software Xyn Motion Studio no final de março de 2025. Até o momento, não há informações sobre a disponibilidade e o preço do headset.
Opinião
Esse novo headset da Sony promete trazer inovações para o mundo da criação digital. O suporte a sistemas de rastreamento de movimento é especialmente interessante para os criadores de conteúdos digitais. Resta saber se o preço será acessível e quando poderemos ver tudo isso funcionando na prática.