Sora não terá acesso na UE e no Reino Unido
Parece que os usuários da União Europeia e do Reino Unido não terão acesso ao Sora, o gerador de vídeo da OpenAI, no lançamento. Uma página de ajuda recentemente publicada no site da OpenAI, que lista as regiões suportadas para Sora “na web e móvel”, omite todos os países da UE. Nela, a OpenAI ressalta que acessar o Sora fora dos territórios listados pode resultar em suspensão ou banimento da conta.
“Parece que Sora não estará disponível na UE e no Reino Unido”
Essa informação foi compartilhada por Tibor Blaho (@btibor91) em sua conta do Twitter, onde publicou:
— Tibor Blaho (@btibor91) 9 de dezembro de 2024
Entramos em contato com a OpenAI para comentar sobre o assunto e atualizaremos esta matéria assim que recebermos uma resposta.
Esta não é a primeira vez que a OpenAI deixa de lado os países da UE durante o lançamento de um produto. Quando a empresa começou a disponibilizar o Módulo de Voz Avançado, sua funcionalidade de conversa humanizada para o ChatGPT, neste verão, os usuários da UE ficaram de fora das primeiras ondas de acesso.
Em uma declaração fornecida ao TechRadar neste outono, a OpenAI atribuiu o atraso no Módulo de Voz Avançado às “revisões externas adicionais” exigidas por alguns territórios. “Essa é uma prática comum para garantir que [nossa] funcionalidade esteja alinhada com os requisitos locais”, disse um porta-voz à publicação. “Essas [revisões] podem levar um pouco mais de tempo.”
O Módulo de Voz Avançado chegou à maioria dos clientes da UE em outubro.
Outras empresas além da OpenAI, como Meta e Microsoft, também foram forçadas a adiar lançamentos de produtos de IA na UE devido à complexa rede de regulamentações sobre privacidade de dados do bloco. A Meta, em particular, tem sido muito vocal sobre os requisitos de conformidade que considera excessivos, endossando no início deste ano uma carta aberta solicitando “uma interpretação moderna” das leis de privacidade europeias que não rejeite o “progresso da IA”.