SpaceX Realiza Captura Bem-sucedida do Super Heavy Novamente
A SpaceX teve sucesso ao capturar seu booster Super Heavy pela segunda vez. Isso aconteceu durante o sétimo voo de teste do Starship, que decolou de Boca Chica, Texas. O Super Heavy desceu e se encaixou nos braços “chopstick” da torre de lançamento, facilitando a captura.
Apesar desse feito, a SpaceX perdeu comunicação com a espaçonave Starship, que estava montada sobre o booster. Kate Tice, da SpaceX, comentou durante a transmissão: “Ele se separou com sucesso do booster Super Heavy, mas durante a fase de subida, alguns dos motores falharam e, logo depois, perdemos a comunicação com a nave. Estamos supondo que a nave está perdida.”
Conforme a SpaceX relatou, o “Starship passou por um desmonte rápido e inesperado durante sua queima de ascensão”, mas as equipes estão analisando os dados para descobrir a causa do problema.
Pessoas que estavam nas Ilhas Turcas e Caicos alegaram ter visto os destroços da reentrada do Starship e compartilharam vídeos nas redes sociais.
Melhorias e Inovações no Starship
Esta versão do Starship contou com “melhorias significativas em confiabilidade e desempenho”, tornando o veículo um pouco mais alto, segundo informações da SpaceX . Além disso, foi implementado um sistema de propulsão reestruturado e um computador de voo aprimorado. O Starship também estreará um novo escudo térmico com “tiles de última geração” e uma “camada de backup para proteger contra tiles faltantes ou danificados.”
O Que é o Starship?
Com 123 metros de altura, o Starship é o maior veículo de lançamento já construído. Ele é composto por duas partes: a espaçonave Starship, projetada para transportar tripulação e carga para a órbita, e o Booster Super Heavy, que possui 33 motores Raptor da SpaceX, responsáveis por impulsionar o Starship ao espaço. Ambos, a espaçonave e o booster, são reutilizáveis.
No ano passado, a torre de lançamento da SpaceX também conseguiu capturar o Super Heavy após o lançamento com sucesso.
No sétimo voo de teste, o Starship estava programado para implantar 10 “simuladores” do Starlink pela primeira vez. Esses satélites simuladores têm o mesmo tamanho e peso dos satélites reais do Starlink, mas não deveriam ficar no espaço; em vez disso, teriam “a mesma trajetória suborbital do Starship” e se desintegrariam ao reentrar na atmosfera.
Atualização, 16 de Janeiro: Relatamos o desfecho do voo e acrescentamos vídeos dos destroços sobre as Ilhas Turcas e Caicos.
Opinião
Essa nova capacidade de captura do Super Heavy é um passo significativo para a SpaceX. Contudo, a perda de comunicação com o Starship levanta questões sobre a confiabilidade do sistema. Será que as melhorias implementadas são suficientes para assegurar futuras missões bem-sucedidas? Acompanhar as próximas etapas e ajustes será crucial para o futuro do programa Starship.