Startups Inovam com Agentes de IA e Investimentos para o Futuro

Startups e Gigantes da Tecnologia Apostam em Agentes de IA

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Startups e Gigantes da Tecnologia Apostam em Agentes de IA

Uma nova onda de startups e grandes empresas de tecnologia está investindo na criação de agentes de IA, programas capazes de lidar com tarefas complexas em múltiplas etapas, sem a necessidade de supervisão do usuário. Assim que esses agentes estiverem disponíveis, a colaboração entre eles será essencial para a execução de atividades complexas, como a reservas e pagamento de voos, hotéis e passeios.

A /dev/agents, uma nova empresa fundada por ex-executivos do Google, acredita que um novo sistema operacional é necessário para explorar todo o potencial dos agentes de IA. Esses fundadores foram responsáveis pelo desenvolvimento do Android, especialmente nos primórdios da era dos smartphones.

“Antes do Android, todos podíamos ver a promessa da mobilidade, mas como desenvolvedor, era muito difícil construir algo nessa área”, disse David Singleton, co-fundador e CEO da /dev/agents. “Estamos vendo a mesma coisa novamente. Podemos ver a promessa da IA, mas é realmente complicado criar algo bom como desenvolvedor.”

Antes de lançar a /dev/agents, Singleton atuou como CTO da Stripe e, anteriormente, liderou o Android Wear no Google. Ele argumenta que os desenvolvedores atualmente não possuem ferramentas e sistemas padrão para construir agentes de IA, e espera preencher essa lacuna ao criar uma plataforma unificada que funcione como um sistema operacional para o mundo da inteligência artificial.

A empresa anunciou que seu sistema operacional baseado em nuvem funcionará em diversos dispositivos e, através de IA generativa, apresentará interfaces de usuário personalizadas. “O que estamos tentando fazer aqui é similar ao que fizemos com o Android”, observou Singleton.

Investimento de $56 Milhões e Visões para o Futuro

Se essa ideia soa promissora, os investidores da /dev/agents parecem pensar da mesma forma. Esta semana, a empresa anunciou que conseguiu levantar um aporte inicial de $56 milhões, co-liderado pela Index Ventures e o fundo de crescimento independente da Alphabet, CapitalG. A rodada contou também com a participação da Conviction Capital, uma firma de investimentos fundada por Sarah Guo. Líderes de tecnologia, como o co-fundador da OpenAI, Andrej Karpathi, o CEO da Scale AI, Alexander Wang, e o fundador do Android, Andy Rubin, também estiveram envolvidos, com Rubin assumindo o papel de conselheiro da empresa.

O negócio avaliou a empresa em $500 milhões, segundo fontes com conhecimento do investimento.

Enquanto muitos investidores estão convencidos de que agentes de IA totalmente funcionais estão a caminho, ainda admitem que a infraestrutura técnica necessária para isso não está disponível. Embora várias empresas estejam desenvolvendo diferentes partes da estrutura dos agentes de IA, os apoiadores da /dev/agents acreditam que um novo sistema operacional de terceiros pode ser a chave para desbloquear seu verdadeiro potencial.

Nina Achadjian, parceira da Index Ventures, comentou: “É um problema técnico muito difícil, e é uma ideia realmente grande. Mas, se houvesse uma equipe para isso, seria a equipe que construiu o Android e a Stripe do zero.”

Além de Singleton, /dev/agents foi co-fundada por Hugo Barra (CPO), ex-vice-presidente da gestão de produtos do Android no Google, e líder da divisão de realidade virtual Oculus da Meta. Os outros co-fundadores incluem Ficus Kirkpatrick (CTO), um dos primeiros engenheiros do Android, e ex-vice-presidente de AR/VR na Meta; e Nicholas Jitkoff, que atuou como designer principal do Google Chrome e teve cargos sêniores na Dropbox e Figma.

Jill Chase, parceira da CapitalG, destacou que, como fundo em estágio de crescimento, é extremamente raro que sua firma invista em uma empresa antes do produto. “Nós faremos isso quando duas coisas forem verdadeiras: primeiro, quando a oportunidade de mercado for tão massiva e geracional. O segundo critério é que a equipe deve ser realmente excepcional. Isso é evidente neste caso.”

A empresa espera que a primeira versão de seu produto esteja disponível no início ou meados do próximo ano.

Modelo de Negócio e Expectativas

Quanto ao modelo de negócios da /dev/agents, Singleton comenta que provavelmente não será muito diferente de como o Android monetiza seu sistema operacional atualmente. “Você pode imaginar muito comércio acontecendo nesta plataforma”, afirmou. “Nós poderíamos conseguir uma porcentagem das vendas ou cobrar dos usuários por assinaturas”, completou.

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política