SteamOS: O Futuro dos Consoles Portáteis em 2025

SteamOS: Expansão em 2025

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

SteamOS: Expansão em 2025

A SteamOS sempre teve o potencial de ser maior do que o próprio Steam Deck da Valve. Agora, em 2025, as coisas estão prestes a mudar. A Lenovo vai lançar o primeiro console portátil com SteamOS de terceiros em maio. E tem mais: a Valve anunciou que permitirá a instalação do SteamOS em outros dispositivos portáteis até antes disso.

Pierre-Loup Griffais, um dos principais designers do Steam Deck e da SteamOS, revelou que uma versão beta para outros dispositivos portáteis “está prevista para ser lançada após março”. Isso significa que o seu dispositivo portátil com Windows pode começar a funcionar melhor após essa atualização.

O Que Esperar da Versão Beta

Griffais e seu colega Lawrence Yang não puderam confirmar quais dispositivos específicos terão suporte. Contudo, já se sabe que a Valve está trabalhando para adicionar suporte aos controles do Asus ROG Ally.
Além disso, muitos gamers de PC descobriram que o Bazzite — uma versão alternativa da experiência Steam Deck — funciona muito bem no Lenovo Legion Go. Isso é interessante porque ainda não existem muitos dispositivos portáteis disponíveis no mercado, então a Valve deve aproveitar o trabalho que a comunidade de games em Linux já fez.

“Temos nada contra o Bazzite”, afirmou Yang, “É um ótimo projeto comunitário que agrega muito valor para quem busca uma experiência semelhante agora”.

Bazzite: Uma Alternativa Valiosa

Griffais acrescentou que, em muitos aspectos, o Bazzite é uma boa maneira de obter o que há de mais recente nas inovações da Valve. Entretanto, ele ressalta que a plataforma ainda não está pronta para que um fabricante de hardware a pré-instale em um dispositivo portátil, e a Valve não permitiria isso.
Os usuários podem, no entanto, baixar e instalar a imagem do SteamOS em seus dispositivos, mas as empresas precisam de uma parceria com a Valve para vender ou modificar.

Busca por Parcerias

Griffais explicou que o Lenovo Legion Go S rodará a mesma imagem do SteamOS que o Steam Deck, aproveitando atualizações de software e shaders precacheados que permitem que os jogos carreguem mais suavemente. Isso garante que a Valve quer que o SteamOS seja uma plataforma única e não fragmentada.

“Queremos garantir um bom caminho para colaborações em atualizações de firmware e fáceis acessos ao gerenciador de inicialização e BIOS”, disse Griffais.
A Valve atualmente não tem parcerias com nenhuma outra empresa além da Lenovo para essa colaboração, apesar dos rumores envolvendo outros fabricantes.

Futuro Incerto

A Valve não está prometendo que qualquer dispositivo portátil Windows funcionará perfeitamente com SteamOS. Em uma nova postagem no blog, a empresa confirmou apenas que uma versão beta será lançada antes do Legion Go S e que “deve melhorar a experiência em outros dispositivos”.

Quanto a outros formatos, como possíveis boxes de SteamOS para sala de estar, a Valve se mostrou aberta à ideia: “Se alguém quiser trazer isso ao mercado e pré-carregar o SteamOS, ficaríamos felizes em conversar com eles”.

Embora a Valve não tenha feito comentários sobre rumores de um novo Steam Controller ou de um headset VR, mencionou que podemos esperar mais controladores compatíveis com Steam Input no futuro. Portanto, o que você espera ver da expansão do SteamOS? A comunidade gamer certamente estará atenta a essas novidades!

Autor

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política