TikTok Anuncia Suspensão nos Estados Unidos com a Entrada em Vigor do Banimento
A TikTok informou que está oficialmente suspendendo suas atividades nos Estados Unidos, uma vez que o banimento federal do aplicativo começa a valer. Por volta das 18h, horário do Pacífico, o app começou a notificar usuários americanos, incluindo funcionários da Visualizer, com uma mensagem indicando que o banimento tornará “nossos serviços temporariamente indisponíveis”.
Na última sexta-feira, a empresa havia alertado que seria obrigada a interromper suas operações caso a administração Biden não garantisse proteção a seus provedores de serviços, como Apple e Google. Esses provedores enfrentam multas de milhares de dólares por cada usuário americano do TikTok assim que o banimento se tornar efetivo.
Em resposta, a administração Biden classificou a ameaça da TikTok de ir offline como uma “encenação” e afirmou que a situação deve ser discutida com a nova administração de Trump.
Trump já declarou que pretende estender o prazo do banimento por mais 90 dias através de uma ordem executiva, assim que assumir o cargo no dia 20 de janeiro. No entanto, ainda não está claro se ele terá poder para reverter a proibição do TikTok, agora que o app está oficialmente banido. A legislação confirmada pela Suprema Corte determina que a empresa chinesa-mãe do TikTok, a ByteDance, deve vender sua participação na plataforma para que ela possa continuar operando nos EUA.
Desenvolvimentos em andamento…