Trump Revoga Regulamentação de IA de Biden

Trump Revoga Ordem Executiva de Biden para Regulamentação de IA

Nota: Algumas imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

Trump Revoga Ordem Executiva de Biden para Regulamentação de IA

No seu primeiro dia como presidente, Donald Trump decidiu cancelar uma ordem executiva que Joe Biden havia assinado em 2023. Essa ordem tinha como objetivo estabelecer diretrizes de segurança para a inteligência artificial generativa.

A ordem da era Biden estipulava que desenvolvedores de grandes modelos de IA, como os da linha GPT da OpenAI, compartilhariam os resultados de testes de segurança com o governo dos Estados Unidos. Além disso, direcionava o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia a criar normas para esses testes. Outras agências federais também foram encarregadas de avaliar riscos potenciais relacionados a produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares, segurança cibernética ou até mesmo infraestruturas críticas que a IA pudesse apresentar.

Medidas de Proteção aos Trabalhadores e Consumidores

A ação de Biden incluía ainda medidas para proteger trabalhadores e consumidores. Ele encomendou um relatório sobre como a IA poderia impactar o mercado de trabalho e solicitou que as agências desenvolvessem práticas para lidar com fraudes habilitadas por IA e algoritmos discriminatórios.

Porém, Trump eliminou todas essas iniciativas em sua série de novas ordens executivas. Um de seus primeiros atos foi revogar 78 ações executivas da era Biden, sendo uma delas a Ordem Executiva 14110, que tratava do “Desenvolvimento e Uso Seguro, Confiável e Protegido da Inteligência Artificial”.

Prioridade para o Desenvolvimento de Ferramentas de IA

Trump deixou claro que o desenvolvimento de novas ferramentas de IA é uma prioridade para sua administração. A cerimônia de sua posse contou com a presença de grandes nomes da tecnologia, como Jeff Bezos, Elon Musk, Mark Zuckerberg, Tim Cook, Shou Zi Chew, Sundar Pichai e Sam Altman, todos do setor tecnológico.

Desafio com a Lei de IA da União Europeia

A situação agora levanta um embate sobre a Lei de IA da União Europeia, que foi aprovada no ano passado. Essa lei estabelece requisitos de transparência e proíbe certos usos de IA.

Sobrevivência de Outras Medidas da Era Biden

Outras iniciativas implementadas pelo governo Biden para impulsionar o desenvolvimento de IA nos EUA podem ter mais chances de se manter. Antes de deixar o cargo, Biden anunciou um novo quadro regulatório que limita o compartilhamento internacional de chips e modelos de IA. Ele também emitiu uma ordem executiva em janeiro para acelerar o desenvolvimento de centros de dados de IA em terras federais.

Opinião: Essa reviravolta em torno das diretrizes de IA nos EUA levanta questões importantes sobre o futuro da tecnologia no país. Com visões tão distintas entre os presidentes, será interessante observar como essas mudanças afetarão tanto o desenvolvimento tecnológico quanto a segurança da informação.

Autor

Felipe Massari

Visuailzer co-founder

Psicólogo e Neurocientista, especialista em Neuromarketing e Marketing Digital. Domina Engenharia de Prompts e Redes Neurais. Atua no Comercial e Vendas, unindo Ciência, Tecnologia e estratégia para criar soluções inovadoras e focadas em resultados para Empresas.

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Games
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política