UE assina acordo para a constelação IRIS² de satélites de comunicação
A União Europeia firmou um contrato para a sua constelação IRIS², que consiste em 290 satélites de comunicação que operarão tanto em órbita média quanto em órbita baixa da Terra. Este rival do Starlink irá fornecer conectividade segura para usuários governamentais, além de empresas privadas e cidadãos europeus, trazendo internet de alta velocidade para áreas sem cobertura.
O acordo público-privado, avaliado em €10,6 bilhões (cerca de $11 bilhões), segundo The Financial Times, deverá estar em operação até 2030.
Consórcio SpaceRISE lidera o projeto
O consórcio SpaceRISE, que é liderado por operadores de rede de satélites europeus como SES, Eutelsat e Hispasat, e apoiado por subcontratados de satcom como Airbus e Deutsche Telekom, recebeu um contrato de concessão de 12 anos para desenvolver, implantar e operar a constelação IRIS². O nome IRIS² é um acrônimo que significa Infraestrutura para Resiliência, Interconectividade e Segurança por Satélite.
Impacto e inovações futuras
“Esta constelação de ponta irá proteger nossas infraestruturas críticas, conectar nossas áreas mais remotas e aumentar a autonomia estratégica da Europa. Ao fazer parceria com o consórcio SpaceRISE, estamos demonstrando o poder da colaboração público-privada para impulsionar inovações e entregar benefícios tangíveis a todos os europeus,” disse Henna Virkkunen, Vice-Presidente Executiva para Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia.
No último mês, a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, expressou o desejo de ver mais competição contra o Starlink de Elon Musk, que já lançou cerca de 7.000 satélites desde 2018.