United Airlines Acelera Plano de Wi-Fi com Starlink
A United Airlines está acelerando seus planos para instalar Wi-Fi habilitado com Starlink em suas aeronaves. As primeiras viagens comerciais devem começar nesta primavera.
No ano passado, a United anunciou a intenção de atualizar seu serviço de Wi-Fi a bordo com os satélites da SpaceX, começando os testes na primavera e prevendo os primeiros voos equipados para depois no ano. Agora, a companhia aérea revelou que começará os testes no próximo mês e, em seguida, realizará o primeiro voo comercial em um Embraer E-175, uma aeronave de fuselagem estreita que pode transportar até 88 passageiros, também na primavera.
Ampliação da Frota com Starlink
Além disso, a United planeja equipar toda a sua frota regional de duas cabines até o final de 2025 e espera ter sua primeira aeronave principal com Starlink em operação antes do fim deste ano. No total, a expectativa é que quase 1.000 aviões da companhia ofereçam Wi-Fi com Starlink.
Atualmente, a United trabalha com quatro provedores diferentes de Wi-Fi. As aeronaves regionais utilizam o Intelsat (anteriormente conhecido como Gogo) e a maioria dos aviões wide-body usa Wi-Fi da Panasonic. Também há serviço da Viasat em muitos de seus 737 Max, alguns A319 e A321neo, sendo a Viasat a que oferece as melhores velocidades, comumente encontrada em voos da American Airlines e Delta.
Desafios e Expectativas para os Passageiros
Apesar de várias companhias aéreas internacionais terem planos semelhantes para integrar o Starlink, a United é a única entre as grandes companhias aéreas nacionais a adotar essa tecnologia da SpaceX. No entanto, empresas como JSX e Hawaiian também afirmaram que planejam adicionar Starlink às suas aeronaves.
Embora o Wi-Fi a bordo ainda seja, na maioria das vezes, lento e instável para os passageiros, se observa uma demanda crescente por conectividade rápida e gratuita, uma expectativa que está se tornando cada vez mais comum. Os usuários de dispositivos móveis estão se acostumando com streaming de vídeo ininterrupto e outras comodidades, mesmo a milhares de pés de altitude.
A tecnologia Starlink promete velocidades de download entre 40 e 220 Mbps e upload de 8 a 25 Mbps por terminal, o que, segundo a United, vai atender a streaming, jogos e até videoconferências. O Wi-Fi habilitado com Starlink será gratuito para os clientes do programa de fidelidade MileagePlus, que também oferece inscrição sem custos.
“Temos muitos planos para nossos membros MileagePlus este ano, e a adição do Starlink a tantas aeronaves quanto possível – o mais rápido que pudermos – é o núcleo de tudo isso”, afirmou Richard Nunn, CEO da United MileagePlus. “Isso não só revolucionará a experiência de voar com a United, mas também desbloqueará várias novas parcerias e benefícios para nossos membros que de outra forma não seriam possíveis.”
É inegável que essa mudança pode transformar a forma como os passageiros utilizam a internet durante os voos. Esperamos ver os resultados dessa implementação rapidamente e como isso pode melhorar a experiência de viajar pela United.