World Labs: IA Cria Cenas 3D a Partir de Imagens

World Labs: Novidade em IA Cria Cenas 3D a Partir de Imagens

Nota: As imagens são meramente ilustrativas e, em sua maioria, geradas pelo MidJourney.

World Labs: Novidade em IA Cria Cenas 3D a Partir de Imagens

A World Labs, a startup criada pela pioneira em IA Fei-Fei Li, acaba de apresentar seu primeiro projeto. Trata-se de um sistema de IA que gera cenas em 3D, semelhantes a videogames, a partir de uma única imagem.

As cenas geradas pela IA, que podem ser exploradas por qualquer pessoa com teclado e mouse em uma demonstração no site da World Labs, são impressionantes — embora um tanto cartunescas. Elas são renderizadas ao vivo no navegador, apresentando uma câmera controlável e um efeito de profundidade de campo (DoF) ajustável. Quanto mais forte o efeito de DoF, mais embaçados ficam os objetos de fundo.

Sistema de “Modelos de Mundo”

O sistema da World Labs faz parte de uma nova categoria emergente de IA chamada “modelos de mundo”. Esses modelos podem simular jogos e ambientes 3D, porém enfrentam problemas de artefatos e consistência. Por exemplo, o modelo de mundo do Minecraft da startup Decart, chamado Oasis, tem uma baixa resolução e rapidamente “esquece” o layout dos níveis.

Em contraste, a abordagem da World Labs garante que as cenas permaneçam as mesmas uma vez geradas, obedecendo às leis básicas da física, o que lhes confere uma sensação de solidez e profundidade.

Efeitos Interativos e Animações

Além disso, o sistema da World Labs pode aplicar efeitos interativos e animações às cenas, como mudar as cores dos objetos e iluminar dinamicamente os fundos.

“A maioria das ferramentas de IA generativa cria conteúdo 2D como imagens ou vídeos. Gerar em 3D, em vez disso, melhora o controle e a consistência. Isso mudará a forma como fazemos filmes, jogos, simuladores e outras manifestações digitais do nosso mundo físico.” – World Labs

Desafios a Superar

Contudo, ainda existe um espaço para melhorias. As cenas da World Labs não são totalmente exploráveis — seus movimentos são limitados a uma pequena área. Se você tentar se mover para fora desse espaço, encontrará uma barreira. Além disso, existem erros ocasionais de renderização, como objetos que se misturam de maneira não natural.

A startup afirma que esta é apenas uma “prévia inicial”.

“Estamos trabalhando arduamente para melhorar o tamanho e a fidelidade de nossos mundos gerados, experimentando novas formas para os usuários interagirem com eles”, afirmaram em seu blog.

Investimentos e Futuro Promissor

A World Labs, que foi lançada no início deste ano, arrecadou 230 milhões de dólares em capital de risco, com investidores como Andreessen Horowitz (a16z), Ashton Kutcher, Intel Capital, AMD Ventures e Eric Schmidt. Avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, a empresa espera lançar seu primeiro produto em 2025.

Ferramentas para Profissionais

Além das cenas interativas, a World Labs planeja desenvolver ferramentas que podem ser úteis para profissionais como artistas, designers, desenvolvedores, cineastas e engenheiros. Eles estão direcionando seus produtos para clientes que vão desde desenvolvedores de jogos até estúdios de cinema.

“Já temos a capacidade de criar mundos virtuais interativos, mas isso custa centenas de milhões de dólares e demanda muito tempo de desenvolvimento”, disse Justin Johnson, co-fundador da World Labs, em um recente episódio do podcast a16z. [Modelos de mundo] permitirão que você não apenas obtenha uma imagem ou um clipe, mas um mundo 3D totalmente simulado, vibrante e interativo.”

Eduardo Azevedo

Visuailzer co-founder

Desenvolvedor com mais de 15 anos de experiência. Especialista em automações utilizando Inteligência Artificial, também atua em DevOps e Infraestrutura, desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar a eficiência de sistemas empresariais

Veja Também

  • All Posts
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política

Assuntos Relacionados

  • All Posts
  • Dicas e Tutoriais
  • Notícias
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Negócios
    • Produtividade
    • Tecnologia
    • Política