Xiaomi Avança no Mercado de SUVs Elétricos com o YU7
A Xiaomi está se aprofundando ainda mais no competitivo mercado de veículos elétricos (EV) da China com o anúncio de um novo modelo, o YU7 SUV, que será lançado no verão de 2025.
O YU7 é um SUV totalmente elétrico, com um design semelhante ao sedã SU7, o primeiro modelo elétrico da gigante da eletrônica lançado no início deste ano. O SU7 tem recebido ampla cobertura na mídia e elogios, incluindo do CEO da Ford, Jim Farley, que pilotou um após ter sido transportado de Xangai para os EUA. Farley ficou tão impressionado que disse que não queria devolvê-lo.
Atualmente, as informações sobre o YU7 são escassas, além do nome e algumas imagens compartilhadas no Weibo pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun. Enquanto o SU7 compete com o Tesla Model 3 e outros sedãs elétricos na China, o YU7 está naturalmente posicionado para entrar no crescente mercado de SUVs elétricos, que atualmente é dominado pelo Model Y e outros modelos.
Jun comentou que espera um lançamento oficial do YU7 em “junho ou julho” do próximo ano. “Esperamos que o carro de teste YU7 consiga remover seu pesado camuflagem o mais rápido possível, o que nos ajudará a conduzir testes mais completos, detalhados, de longo prazo e em grande escala para garantir a qualidade do produto e desenvolver melhores produtos,” acrescentou.
A Xiaomi superou a Sony, a Apple e outras empresas na transição de eletrônicos para automóveis. Enquanto a Apple desistiu de seu projeto de carro sem nada a mostrar, a Sony está se preparando para lançar o Afeela EV, desenvolvido em colaboração com a Honda. É importante notar que a Xiaomi não está sozinha nessa empreitada, uma vez que está trabalhando com a CATL na produção de baterias e com uma divisão da BAIC para a fabricação de seus veículos.
Com esse movimentado cenário no mercado de EVs, a expectativa é que a Xiaomi venha a agitar ainda mais esse setor com suas inovações e estratégias.