YouTube Se Une à Creative Artists Agency para Proteger Criadores
A plataforma YouTube firmou uma parceria com a Creative Artists Agency (CAA) para ajudar criadores a identificar conteúdo que utiliza suas semelhanças geradas por IA e a solicitar a remoção desses materiais. O projeto está previsto para ser testado com celebridades e atletas no início do próximo ano, antes de sua implementação para os “melhores criadores do YouTube, profissionais criativos e outros parceiros de destaque que representam talentos”.
Novas Ferramentas em Desenvolvimento
Em setembro, o YouTube já havia anunciado planos para ferramentas que auxiliariam na gestão de representações geradas por IA de criadores e suas vozes. Agora, a plataforma afirma que é capaz de oferecer a celebridades (e em breve, a criadores) a capacidade de gerenciar cópias de sua semelhança, como seus rostos, em larga escala.
Inovações da CAA
No ano passado, a CAA introduziu o CAAVault, que escaneia e armazena as semelhanças digitais de seus clientes, incluindo rostos, corpos e vozes. Essa tecnologia promete facilitar ainda mais a proteção dos direitos dos artistas no ambiente digital.
Identificação de Canto Sintético
Além dessas iniciativas, o YouTube também está desenvolvendo uma tecnologia de identificação de canto sintético que detectará conteúdos gerados por IA que tentam replicar as vozes de cantores. A plataforma já começou a permitir que gravadoras solicitassem a remoção de conteúdos de IA que imitam a voz de um artista e também começou a exigir que criadores rotulassem vídeos contendo conteúdo gerado por IA no início deste ano.
Essas medidas visam proteger a originalidade e os direitos dos criadores na era da inteligência artificial.